Apoio Domiciliário

Tem sido uma preocupação dominante por parte dos Párocos e da comunidade paroquial a situação de uma parte significativa da comunidade paroquial, onde avulta a da 3ª idade.

É conhecido o facto de neste estado etário muitas pessoas viverem isoladas, em muitos casos sem terem a possibilidade de se bastarem a si mesmas quanto à satisfação das suas necessidades primárias, quer a nível económico, quer a nível da autonomia pessoal. Tudo isto agravado pela solidão e eventuais sentimentos de esquecimento e abandono por parte da comunidade.

Foi com o desejo de mitigar estas situações que em Outubro de 1991 se deu início ao serviço do Apoio Domiciliário, na Paróquia, cabendo a concretização dessa actividade ao Centro Social Paroquial.

Para levar a cabo esta tarefa, esta iniciou-se com a assistência a 10 idosos, tendo no ano seguinte (1992) aumentado para 40.

Este serviço era garantido por 3 funcionárias a tempo inteiro, com a deslocação aos domicílios dos utentes com a finalidade de lhes levarem refeições e de lhes fazerem a higiene pessoal, limpeza da casa, tratamento de roupas e outros trabalhos afins.

Sublinha-se que este trabalho funcionou nestes moldes durante 2 anos, garantindo integralmente pelo apoio das dádivas dos paroquianos, por não existir qualquer apoio do Estado, até que, em Abril de 1993 foi possível estabelecer um Acordo de Cooperação entre o Centro Social e a Segurança Social, tendo ficado estabelecido um apoio a 40 pessoas. Este apoio foi alargado a 60 pessoas, em Dezembro de 1997.

Presentemente, este apoio mantém-se, subsidiado com o mesmo número de utentes mas, na realidade, o Centro Social Paroquial, não deixa de atender a outras 10 pessoas, fora do Acordo.

O funcionamento era garantido com 9 funcionários, 6 ajudantes na acção directa (no domicílio), 2 pessoas na cozinha e 1 motorista. Sendo posteriormente aumentado.

A partir do mês de Agosto de 2013, este Serviço passou a ser garantido também no Verão.

O Apoio Domiciliário dispõe de instalações próprias, para o efeito alugadas, situadas no número 6 do Adro da Igreja.

Com foco no respeito e dignidade da vida humana, os serviços prestados no domicílio dos nossos utentes são:

a) Higiene e conforto pessoal ;
b) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
c) Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas médicas;
d) Tratamento da roupa de uso pessoal do utente;
e) Actividades de animação e socialização e outros serviços, como: animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades;
f) Outros serviços, como o acompanhamento da medicação e respetcivas prescrições médicas; cuidados de imagem; confecção de alimentos no domicílio.

Destacamos ainda que desde o final de 2020 foi possível complementar a oferta com um Banco de Ajudas Técnicas.