Gabinete de Enfermagem

Em 1985, em edifício próprio, sob a laje do terraço do Salão Paroquial, foi inaugurado o então chamado ‘Dispensário Médico-Farmacêutico’ que, até então, funcionou em instalações improvisadas numa sala por de baixo de terraço, onde actualmente, funciona a sede do “Agrupamento de Escuteiros”. A primeira informação sobre a sua actividade remonta ao ano de 1960.enfermagemCom a chegada do Cónego José Augusto Traquina Maria à nossa comunidade paroquial para exercer o cargo de Pároco (Out. 2007) emergiram mais alguns apoios nesta área social.

Com o incentivo e apoio incondicional do nosso Pároco, constituiu-se um grupo de trabalho abrangendo os diferentes serviços sociais disponíveis na Paróquia e assim nasceu de modo estruturado a ‘Equipa da Pastoral da Saúde’.

Fazem parte do grupo o Pároco e Responsáveis, do Centro Social Paroquial, das Conferências Vicentinas, dos Visitadores de Doentes, do Gabinete de Enfermagem,a Técnica do Serviço Social e ainda a Voluntária da Capelania do HSM, a Psicóloga Clínica e a Responsável do Refeitório Social. Todos têm conhecimento do que cada um faz, e para cada situação, em conjunto, é possível decidir qual o grupo que está mais vocacionado a dar apoio.

Nesta altura, o que durante vários anos denominámos de ‘Dispensário Médico-Farmacêutico’ passou a designar-se por “Gabinete de Enfermagem” da Paróquia.

O “Gabinete de Enfermagem” conta com desempenho de 12 enfermeiras, em regime de voluntariado, sendo que 10 estão já em regime de aposentação e 2 ainda no activo. As instalações foram remodeladas em Abril de 1997. Funciona diariamente com 2 enfermeiras, por um período de 2 horas sendo às (2ª, 4ª e 6ª feira de manhã) e às (3ª, 5ª e sábados de tarde). Encerra ao Domingo e no mês de Agosto para férias. Este grupo reúne habitualmente 1 vez por ano com o Pároco (geralmente no inicio de cada ano pastoral), fazendo-se nessa reunião o balanço do ano anterior e a programação do ano que se inicia.

Os serviços prestados no “Gabinete de Enfermagem” são:

  • Acolhimento e orientação de quem o solicite
  • Medição de tensão arterial
  • Administração de injectáveis (mediante prescrição – receita ou guia de tratamento)
  • Distribuição de medicamentos gratuitamente mediante a apresentação de receita médica
  • Determinação de Glicémias
  • Consulta de Psicologia Clínica

Além destes serviços colabora ainda em outras actividades:

  • Colabora com o INS em 2 recolhas anuais de sangue
  • Faz rastreios de TA e Glicémias
  • Colabora e acompanha doentes no ‘Dia do Doente’
  • Apresenta Acções de Informação sobre situações de doença

Existe ainda nesta área, a chamada ‘Bolsa de Apoio aos Medicamentos’, desde longa data, mas organizado e estruturado desde 1997.

Top